domingo, 7 de agosto de 2011

Dicas para escrever um texto dissertativo

    Dissertar significa expor idéias, analisar criticamente um assunto. Sempre que somos convidados a discutir algum tema, a defender um ponto de vista, estamos dissertando. No texto escrito, porém, existe o cuidado com a linguagem – que deve ser preferencialmente culta – e com estrutura coesa. Idéias bem articuladas, numa seqüência lógica e coerente, valorizam o conteúdo a ser transmitido.
 
        Alguns pontos essenciais desse tipo de texto:
a-      toda dissertação é uma demonstração, daí a necessidade de pleno domínio do assunto e habilidade de argumentação;
b-     em conseqüência disso, impõe-se a fidelidade ao tema;
c-      a coerência é tida como regra de ouro da dissertação;
d-     impõem-se sempre o raciocínio lógico;
e-      a linguagem deve ser objetiva, denotativa; qualquer ambigüidade pode ser um ponto vulnerável na demonstração do que se quer expor. Deve ser clara, precisa, natural, original, correta gramaticalmente. O discurso deve ser impessoal (evitar o uso da primeira pessoa).
 
   O parágrafo é a unidade mínima do texto e deve apresentar uma frase contendo a idéia principal (frase nuclear) e uma ou mais frases que explicitem tal idéia. Exemplo: “A televisão mostra uma realidade idealizada (idéia central) porque oculta os problemas sociais realmente graves. (idéia secundária)
 
    Cuidados ao elaborar um texto dissertativo
 
   1- Deve haver coerência no texto. Coerência é a compatibilidade de idéias. É a relação lógica entre elas. Exemplo de um texto incoerente:
“Viajávamos pela estrada de Santos.  Havia uma cerração tão intensa que não se enxergava um palmo adiante do nariz. De repente, distinguimos, a uns cem metros adiante, o corpo de uma loira, sardenta, que tinha sido atropelada. Nem paramos, pois a polícia mandava seguir.”
 
2- Coesão – é a harmonia entre as partes do texto. É a união perfeita entre os elementos, de maneira que o texto fique harmonicamente construído e que tenha ainda, o emprego adequado dos termos lingüísticos.  Exemplo:
“Ainda que dormi muito pouco, estou morrendo de sono, e acho que geralmente meu patrão vai perceber que o meu trabalho, cujos colegas sempre elogiaram, hoje não vai render.”
 
             Dicas para se escrever um bom texto dissertativo


a-      Precisão – consiste em empregar o termo certo na hora certa. É melhor dizer “o orador fez uma declaração contundente” do que “o orador fez uma declaração um tanto agressiva para com os seus ouvintes, que feriu, que atingiu em cheio algumas pessoas.”
b-     Concisão – a precisão leva à concisão, uma vez que consiste em dizer com clareza, em poucas palavras. É melhor dizer: “O poder público está pulverizando as verbas destinadas à assistência social” do que “Os governadores dos estados, o presidente da República e os prefeitos estão transformando em pó as verbas destinadas ao atendimento médico, à assistência ao menor abandonado, à construção de casas populares e á melhoria do ensino público.”
c-      Ambigüidade – é a duplicidade de sentido, isto é, o leitor pode interpretar de duas maneiras diferentes o que está escrito. Exemplo: “Não gosto das pessoas das cidades que são muito sofisticadas.”
d-     Redundância – repetição desnecessária de termos que traduzem a mesma idéia, e que não são importantes para o entendimento do texto. Exemplo: “O corpo docente de professores está preocupado com o bom nível e com a boa qualidade do ensino, por isso está se reciclando e fazendo cursos de atualização.”
e-      Prolixidade – é exatamente o oposto da concisão. Diz-se que um texto é prolixo quando o autor se estende exageradamente em explicações desnecessárias, ou quando faz muitos rodeios para desenvolver a idéia. Exemplo: “Dissertação é um tipo de texto que, por ser exercitado na escola e ser exigido nos vestibulares, desde que foi instituído este meio de selecionar os alunos para as faculdades, cujo numero de vagas é sempre muito pequeno, e por se tratar de um texto que deve ser melhor elaborado, possui uma estrutura bem definida.”
f-       Extrapolação – erro que indica idéias que não estão no texto.
g-      Redução – erro que demonstra que o autor se prendeu a um aspecto menor, menos importante do texto, que é insuficiente para explicar o conjunto.
h-      Contradição – quando há interpretação de maneira contrária ao seu conteúdo.
i-        Eco – é a dissonância causada pela repetição dos sons finais das palavras, como se estivéssemos usando rima em prosa.
 
                             Como elaborar um texto dissertativo
 
a-      Ler atentamente o tema, buscando as mensagens que o autor da frase quis passar ao leitor, ou seja, descobrir a intenção do autor ao escrever a frase.
b-     Reler o tema, anotando as palavras-chave – palavra que encerra o significado global de um contexto, ou que o explica e identifica-o.
c-      Interpretar o tema denotativamente – definir o sentido do tema, partindo das palavras-chave e elaborando perguntas relacionadas ao tema.
d-     Interpretar, se necessário, conotativamente o tema – compreender o significado das palavras usadas em sentido figurado.
e-      Delimitar a idéia apresentada pelo tema – reestruturar o tema com suas próprias palavras, de acordo com a interpretação feita anteriormente, ou seja, escrever um pequeno parágrafo, demonstrando o que você entendeu do tema.
f-       Decidir qual vai ser o objetivo final de seu texto, ou seja, qual será a conclusão a que se quer chegar.
g-      Refletir sobre os argumentos que poderão ser utilizados para chegar a conclusão a que se quer chegar.
h-      Refletir sobre os argumentos que poderão ser utilizados para chegar à conclusão escolhida, selecionando aqueles que mais condizem com o tema.

Um comentário: